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Como começar seu negócio do zero

19/02/21

Olá meu povo lindo!

Começar qualquer tipo de empresa do zero é um grande desafio. Mas para evitar os erros iniciais eu trouxe dicas importantíssimas para você que deseja empreender e ver o seu negócio se tornar realidade.

Novos empreendedores normalmente pensam na parte financeira de investimentos e esquecem que antes de tudo o mais importante é estruturar toda a operação.

Essa estrutura tem alguns pilares:

1º Formação e soluções criativas

2º Planejamento administrativo

3º Recursos 

Quantas ideias incríveis você já teve que poderiam se tornar um bom negócio, mas não deu valor a elas e largou mão de executá-las? Ou você até tentou pôr em prática e viu que não rolou por muitos motivos. Um desses motivos pode ser o apego a projetos com execução lenta e complexa ou até por falta desses conhecimentos que vamos te lembrar agora:

1 – Invista em formação e soluções criativas

Invista continuamente em estudos sobre o seu produto e em como administrar a sua empresa. Conhecimento nunca é demais e você precisa ficar antenado sobre o seu tipo de mercado, a gestão da empresa, acompanhar os processos e resultados para avaliar o desempenho do seu negócio sem achismo.

Paralelo a isso, descubra como seu produto pode inovar e ser um diferencial entre seus concorrentes. 

Para uma empresa nova conseguir resistir às dificuldades financeiras do momento, precisará usufruir da oportunidade gerada pela escassez, soluções que respondam à necessidade do cliente em tempo hábil e desperte o gatilho mental de ‘‘vantagem’’ para seu cliente dar preferência ao seu produto. 

2 – Elabore um planejamento administrativo

Planeje as metas, calcule o tempo estimado em que os lucros se tornarão realmente ganhos, de forma que a empresa consiga se manter sozinha. 

Tenha contato com outras pessoas que atuem na mesma área que você deseja trabalhar. Evitar erros pela experiência de outras pessoas pode ser um passo à frente para não perder tempo e dinheiro. E esteja aberto à opção de sociedade com alguém que tenha as mesmas ideias, e a expertise necessária na área, para lhe auxiliar nas decisões e enfrentar os desafios juntos.

3 – Defina se vai trabalhar com recursos próprios ou de terceiros

Sabemos que começar um negócio pode ser muito arriscado, por isso, saber se vai investir na compra/produção de produtos para venda ou se vai revender o produto de terceiros é algo importante a se pensar.

Se optar por revender produtos de terceiros os riscos podem ser menores. Mas escolha empresas que já estão consolidadas no mercado, que tem um bom histórico com fornecedores e clientes finais, assim como a Fonzaghi que tem mudado a história de mais de 2 mil mulheres com a oportunidade da consignação presencial a 37 anos em Curitiba e agora está expandindo com a revenda on-line para todo o Brasil.

A revenda pode ser um facilitador para o início do seu negócio para alavancar sua loja ou algum tipo de comércio que se adapte a uma venda casada (seu produto + produto de terceiros). Veja o que se encaixa na sua necessidade.

Dica extra:

Desenvolva uma boa identidade visual e prepare-se para comunicar-se com o seu público através do marketing digital. 

Quem não é visto não é lembrado, e mais do que isso, tem que saber como aparecer na mídia. Uma comunicação clara, envolvente com base nos princípios da empresa vai posicionar o seu negócio no mercado que está cada vez mais competitivo. Quer saber como explorar os recursos das mídias digitais? Acesse agora nosso artigo sobre Dicas de aplicativos para otimizar suas redes sociais.

Entenda como funciona o ponto de equilíbrio de uma empresa para manter a saúde financeira desde o início e saber como é feito o cálculo da margem de contribuição (que são os custos fixos da sua empresa), e claro, como precificar corretamente o valor do seu produto para suprir todas as necessidades dos custos e ainda ter lucro.

Esses quesitos falaremos mais detalhadamente no próximo artigo.

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