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Conheça as vantagens de usar o WhatsApp Business

27/08/21

Aproximar-se dos clientes é a maneira mais fácil de fechar as vendas e agora o WhatsApp com a versão Business facilitou os meios para fidelizar clientes.

Todo mundo ama fechar uma compra pela internet e ser notificado no WhatsApp que sua compra foi aprovada e em determinado prazo estará chegando em sua casa. 

Confira a seguir as dicas de hoje, para usar a favor da sua empresa todas as ferramentas deste aplicativo e sair na frente da concorrência.

A rede social mais querida do Brasil

Fazendo uma pesquisa rápida no Google, encontramos que em Janeiro deste ano (2021) só aqui no Brasil, o WhatsApp já tinha nada menos que 2 bilhões de usuários e está no ranking como a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros. Incrível né?

Praticamente tudo pode ser compartilhado pelo WhatsApp. Desde as mensagens de texto, mensagens e status, as amadas figurinhas/emojis, além dos vídeos que são compartilhados na velocidade da luz durante todos os dias da semana e em qualquer horário. Assim, dá para entender o porquê do visionário dono do Facebook ter investido na compra da plataforma em 2014.

O Facebook já possui a principal base de dados de quase todas as pessoas no mundo através do perfil pessoal. Coletam informações através das reações das pessoas com o famoso curtir com a mãozinha mostrando o dedo positivo. Estes dados resumidos em algoritmos sabem praticamente tudo sobre nossa vida, como preferências de conteúdos, lugares favoritos através dos check in e muito mais. E com a necessidade das empresas fazerem anúncios pagos através do Facebook, por causa das fan pages e Instagram, podem promover o negócio local de forma mais assertiva e garantida pelo monopólio Zuckerberg. 

O Telegram ainda é o principal concorrente do WhatsApp, mas não vão perder a liderança tão facilmente, pois qualquer smartphone com internet pode utilizá-lo conectando famílias distantes e grupos de pessoas de todas as classes sociais. 

Por isso, a plataforma está cada vez mais investindo em melhorias para não só manter, mas duplicar a quantidade de usuários ativos. 

E a versão Business, você já sabe, foi a maneira que encontraram para as empresas pararem de usar um único número em parceria de plataformas não regulamentadas e autorizadas para SAC, e automações descontroladas com vários atendentes ao mesmo tempo gerando spam.

Conheça as principais ferramentas do WhatsApp Business

A primeira aba é a de Ferramentas Comerciais, neste campo é possível fazer uma prévia dos dados da empresa como o Google faz com localização.

Pode-se pôr a logomarca no perfil, ramo de atuação descrevendo um breve release.

O endereço se tiver loja física com o horário de funcionamento com mapa, incluir Email e site com link clicável. 

Logo abaixo ficará uma galeria de fotos como prévia do seu catálogo de produtos. E em seguida  status de atendimento (disponível/somente recado) com o número de celular ou fixo. 

Sim, é possível cadastrar número fixo ao invés de um número de celular. 

Catálogo de produtos

A ideia mais genial que acreditamos terem feito na plataforma! 

Mesmo se você oferece um serviço como na área alimentícia ou produto serve para todos. 

Ao clicar em adicionar item vai abrir a janela para incluir fotos e vídeos dos produtos que você já tenha no seu celular, nome do item, colocar valor com descrição e colocar o link de pagamento no seu e-commerce ou prestadora de cobrança como o Mercado Pago, Pag seguro e outros. 

O mais legal é que você não precisa ter site para vender! Tendo o link que possibilite o pagamento pelo cartão de crédito ou boleto você pode dar aquele upgrade nas suas vendas passando segurança para o cliente.

Mensagem de ausência/ saudação

Você pode programar um padrão de mensagens para atendimento quando estiver fora do seu horário de funcionamento. Desse modo não deixa seu cliente falando sozinho e pode na conversa convidá-lo a ser mais específico no interesse de algum produto dentre as opções que você tenha.

Do mesmo modo a mensagem de boas vindas pode ser programada de forma cordial e atrativa para ser enviada assim que alguém entrar em contato.

Respostas rápidas

É prático quando se tem um grande volume de mensagens por dia, pois pode-se deixar programado respostas fáceis para perguntas recebidas com frequência. Mas cuidado para não deixar o atendimento maçante e robótico.

Etiquetas

Serve para identificar os clientes entre os demais. Assim como se usa etiquetas para separar as disciplinas num fichário escolar, é possível renomear os tipos de clientes de acordo com a sua preferência e manter o contato até fechar a venda. Por exemplo: negociação, novo cliente, primeira compra, etc.

Link Curto

Ao clicar nesta aba você poderá visualizar e copiar o link do seu número para ser compartilhado e atrair o contato direto. Pode também enviar o seu código como QR Code.

Facebook e Instagram

Nesta última aba você pode incluir nas mídias da mesma rede o mesmo contato para ser vinculado no perfil comercial e fan page.

Na tela inicial e no canto superior à direita, os três pontos que você já conhece, tem as mesmas ferramentas padrão do perfil comum:

  • fazer grupos com agenda de contatos
  • lista de transmissão – envios de conteúdos em massa
  • mostra as etiquetas que você renomeou
  • aparelhos que foram conectados para acesso na web (uso no computador).
  • mensagens favoritas

Últimas atualizações

Pagamentos é a última atualização que promete revolucionar os meios de recebimentos tanto na versão simples como na Business. 

Segundo a propaganda é confiável e seguro já que os dados são ‘‘criptografados de ponta a ponta’’.

Qual a sua opinião sobre essa atualização? Já usou ou não confia na segurança do serviço? Queremos saber!

Aqui na Fonzaghi nossas consultoras têm acesso a fotos e materiais sobre os produtos com excelente qualidade, para fazerem um catálogo digital no Whatsapp Business e revender da forma mais fácil e rápida pelo próprio celular.   

Além disso, temos artigos de apoio com conteúdos sobre nossos produtos que podem ser usados como base para criação de post de topo de funil (posts de conteúdo atrativo).

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