fbpx

Lubrificantes

20/10/20

Saiba como escolher o mais indicado pra você

Lubrificante íntimo é um dos cosméticos mais usados para auxiliar na redução de atrito entre a pele ou com toyboys na prática sexual, seja no uso sozinho(a) ou com o(a) parceiro(a) em diversas fases da vida. Sem preconceitos, vamos explicar como estes produtos podem mudar a sua vida sexual para melhor e como facilitarão o acesso ao seu prazer máximo. 

Sabemos que o corpo humano é realmente incrível em suas funções. Capaz de auto regeneração, reações a estímulos e ações comandadas pelo cérebro. 

Todos nós adultos, sabemos como o nosso próprio corpo reage a estímulos em pontos erógenos (nuca, mamilos, parte interna das coxas, e outras partes que podem ser mais sensíveis ao toque ou beijo). Simplificando, nosso corpo reage a sensação de prazer se preparando para uma relação sexual, por isso libera uma lubrificação íntima natural que pode variar a quantidade por diversos fatores como: idade, quantidade hormonal e até pelo fator psicológico (estado emocional da pessoa no momento).

A resposta sexual humana se compõe em três fases: desejo, excitação e orgasmo. O que muita gente ainda não sabe, é que a diferença entre ambos os sexos em relação a lubrificação natural do corpo das mulheres é que elas sofrem mais alterações físicas em diversas fases da vida, principalmente pela oscilação hormonal.

Principais alterações da libido e necessidade do uso de lubrificantes:

Um bom exemplo dessa oscilação de libido é durante a gravidez. A lubrificação vaginal aumentada inicialmente devido o nível de testosterona elevada no organismo da mãe (este hormônio ajuda na maturação óssea e massa muscular do feto), e consequentemente aumenta o desejo da mulher e apetite sexual durante a gravidez. 

Em contrapartida na fase da amamentação a lubrificação vaginal diminui drasticamente, algumas até perdem significativamente a lubrificação a ponto de terem grande dificuldade na relação sexual, sentindo irritação e dor pela fricção, gerando desconforto. Há variações e cada mulher reage neste período de um modo, mas é uma queixa frequente entre a maioria. O uso de lubrificantes neutros é o mais indicado principalmente no período de lactação. 

Existe também dificuldade para algumas mulheres na relação sexual pela alta sensibilidade a materiais em contato a mucosa vaginal, como o látex dos preservativos, entre outros materiais sintéticos de próteses e toyboys de cyberskin, PVC ou silicone.

E mesmo que não tenha sensibilidade a estes materiais, é indicado o uso de lubrificantes na masturbação e com brinquedos eróticos.

Há estudos que apontam que o uso de medicamentos controlados como anti-histamínicos e antidepressivos, e mulheres que tiveram câncer de mama ou com síndrome de Sjogren, podem apresentar secura vaginal elevada e perda da libido. Necessitam do uso regular de lubrificantes na relação sexual e acompanhamento médico periodicamente para este quesito.

Já na menopausa, o fim do ciclo menstrual, é diagnosticada depois de 12 meses sem fluxo menstrual normal que ocorre entre os 45 a 55 anos, marcando uma nova fase na vida das mulheres.

Durante e pós-menopausa as mulheres tendem a notar secura vaginal e grande desconforto na relação sexual, que pode ocorrer até pequenos sangramentos durante o sexo, por normalmente sofrerem mudanças e atrofia da área geniturinária (vagina e vulva). 

Devido a baixa irrigação sanguínea e falta de umidade os tecidos da região se tornam mais finos e perdem a elasticidade vaginal. 

Neste caso recomenda-se o uso frequente de lubrificantes a base d’água e a prática do pompoarismo para auxiliar o fortalecimento dos tecidos vaginais.

‘Para muitas, a menopausa é uma condição assustadora que sinaliza o fim da feminilidade. No entanto, essa mudança, embora inevitável, não é algo a temer. A menopausa pode causar o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico. Esses músculos são vitais para apoiar os órgãos pélvicos, o que significa que, à medida que eles enfraquecem, você corre o risco de desenvolver um distúrbio do assoalho pélvico, como incontinência ou prolapso dos órgãos pélvicos.’   – Elis Medeiros – Sex Coach e Coach de Pompoarismo

A secura vaginal pode também ocorrer por fatores emocionais, como baixa auto estima, medo do parceiro, vergonha do próprio corpo, ter relação sexual contra própria vontade ou por sentimento de obrigação. Nestes casos o corpo não responderá com excitação se o sentimento é contrário ao auto prazer. E sinceramente, nem o uso de lubrificantes neste caso tornará o sexo prazeroso, é necessário uma autoanálise da situação e se vale a pena continuar neste relacionamento tóxico e destrutivo. 

Para o sexo anal é recomendado o uso de lubrificantes que podem ter ou não em suas características a função desensilizante (algumas marcas variam do nível 1 à 7 na intensidade de dessensibilização), o importante é lubrificar para hidratar a mucosa anal e proporcionar diminuição do desconforto na fricção durante a penetração.

Qual lubrificante usar?

Usar lubrificante não deve ser motivo de vergonha e pode ser um ótimo complemento para sua experiência sexual. Muitas pessoas que produzem fluidos vaginais em abundância ainda assim optam pelo uso de lubrificantes para prolongar o prazer sexual.

Alguns lubrificantes funcionam melhor do que outros. A orientação da Sex Coach Elis Medeiros é: 

‘Procure lubrificantes que se aderem melhor às paredes da vagina. Em outras palavras, algo que não vai sair rapidamente ou precisa ser aplicado continuamente, embora seja totalmente normal reaplicar quando necessário! Isso se traduz em lubrificantes à base de silicone e água (50/50).

Importante ressaltar que lubrificantes a base de petróleo são proibidos, não utilize os que contêm clorexidina, um ingrediente conhecido por matar os lactobacilos, bactérias necessárias para prevenir infecções e manter a vagina saudável.’

Veja a seguir nossa sugestão dos melhores lubrificantes aprovados pela Anvisa e disponíveis aqui na Fonzaghi:

Lubrificante In-G INTT: Lubrificante a base d’água e neutro que simula a lubrificação íntima, indicado para mulheres com maior intervalo de relação sexual, está com pouca lubrificação natural, ou toma medicamentos que cortam a libido. Indicado também para mulheres na menopausa ou mais maduras. 

Lubrificante Hot INTT: Lubrificante excitante que aquece em contato com a pele a base d’água. Possui fácil deslize, ajudando na penetração e sua sensação de aquecimento é excitante durante a relação, aumentando o prazer do casal.

Lubrificante Algodão Doce INTT: Lubrificante a base d’água com sabor algodão doce, um lubrificante para quem prefere se deliciar com o sabor e aproveitar de um sexo oral com mais prazer e aroma afrodisíaco.

Veludão: Lubrificante a base d’água com toque aveludado, forma uma película protetora, que evita o atrito da pele durante a relação, deixando a pele macia e sem irritação. Indicado para relação anal, por proteger o membro do parceiro em contato com géis dessensibilizantes. Também pode ser usado nas pontas do cabelo para evitar pontas duplas, ou o como prime (make).

É fundamental conhecer o seu corpo. Suas áreas de maior sensibilidade ao toque e estímulos ao prazer, é um mistério que você mesma precisa descobrir. Infelizmente, a maioria das mulheres não foram criadas com informações sobre sexualidade por erroneamente ligarem o sexo a uma prática pecaminosa, pelo conceito de defraudação ao próprio corpo. Mas a necessidade de conhecimento é exatamente para ocorrer o inverso disso.

Quanto mais conhecimento menos as mulheres serão abusadas e defraudadas emocionalmente, e não deixarão serem usadas pelos seus parceiros(as), para assim descobrirem o prazer e o que gostam ou não no sexo.

A falta de conhecimento sexual pode refletir em uma vida íntima insatisfatória e menos ativa, com dificuldades para alcançar o orgasmo, perdendo gradativamente a vontade e fazendo de tudo para evitá-lo.

Use sem preconceito lubrificantes. Teste o que mais se adequa a sua necessidade. Se tiver dúvidas em qual lubrificante usar em situações como: para uso dentro da água, aromatizados, neutros, com efeitos esquenta/esfria, consulte uma de nossas consultoras ou com nossa Loja Sensual pelo WhatsApp. Estamos sempre prontos para te ajudar a ter uma vida sexual mais feliz. Sexo é saúde!

Se este conteúdo lhe ajudou a entender um pouco da complexidade do seu corpo e como é natural usar lubrificantes íntimos, ajude uma amiga que precisa saber deste conteúdo.

Uma vida sexual feliz é saudável e todo mundo merece.

Quer revender cosméticos e produtos eróticos de qualidade? Seja consultora Fonzaghi. Inscreva-se pelo nosso WhatsApp de Cadastro e ative seu cadastro digital clicando aqui.


Copyright 2021
E-MAIL
CHAT
+
TOPO