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Vendas por marketplace funcionam?

19/08/21

A internet é mais do que nunca o principal meio de lucratividade e o principal meio para estar junto do seu público alvo. Ter o seu próprio site era a principal exigência do mercado, depois surgiu a necessidade de posicionamento pelas redes sociais e agora o que tem aberto boas possibilidades, são as vendas através de marketplaces. 

Confira neste artigo como se destacar entre a feroz concorrência e virar referência dentro do seu ramo de atividade. 

Se você não sabe do que estou falando, vou te explicar. 

Marketplaces são lojas on-lines onde você pode usar a plataforma deles para vender o seu produto. 

Cada marketplace tem sua política de troca, exigências e taxas de comissões pelo espaço cedido e serviço, mas sabendo administrar tudo isso pode ser uma ótima parceria para expandir sua empresa. E até mais promissor que vender diretamente pelo seu próprio site. 

As mais conhecidas já algum tempo são: Magazine Luiza, Americanas, Mercado Livre e a famosinha do momento no Brasil é a Shopee. 

Pensando como cliente, com certeza você já pesquisou compras pela internet em algum desses marketplaces e até comprou por eles. 

Se você optar por integrar suas vendas em marketplaces veja a seguir algumas dicas importantes para se destacar e ter bons resultados desde o começo.

Escolha um produto ou nicho – Não queira vender tudo para todo mundo que não vai funcionar. Pesquise tendências do mercado livre pelo Google e você encontrará as principais buscas dos clientes no momento. 

Criar anúncios de qualidade – Faça fotos de alta qualidade, carrossel de fotos com características do produto, criativo e chamativo. Não copie anúncios de outras pessoas. Invista nas características do produto na legenda do anúncio, quanto mais informação melhor. Imagine-se como cliente, o que gostaria de saber e ver do produto e o que te induziria a concluir a compra.

Respostas matadoras – Quando o cliente faz perguntas normalmente referente ao produto, é muito mais atrativo responder além do que foi perguntado de forma que acelere a tomada de decisão do cliente.

Entrega excepcional – A boa experiência começa desde a embalagem. Uma carta escrita à mão ou de agradecimento com o nome do cliente faz muita diferença. Dar brinde personalizado, ou qualquer outra forma que passe a sensação de que o cliente está sendo beneficiado ao ganhar além do que foi pago, instigará a fazer uma nova compra e a certeza ao cliente de que fez um bom negócio. 

Comunicação via WhatsApp – Todo mundo adora comprar de um marketplace e receber uma mensagem instantânea confirmando a compra, reforçando o prazo de entrega. Isso traz segurança e reforça a seriedade da empresa ao mesmo tempo que aproxima o cliente.

Diferenciação entre anúncios – Faça um anúncio sobre as características do seu produto e outro para outros possíveis clientes do mesmo produto. Assim você pode atender novos clientes que ainda não conhecem você. Exemplo: você vende produtos de decoração para quarto infantil, normalmente quem vai comprar esses itens vai receber um bebe na família ou transição de idade das crianças. Então você pode vender kit de decoração heróis da Marvel, presentes decorativos da Marvel para chá de bebê. 

Crie Kits –  Criar kits é uma forma de criar um produto que não existe no mercado, seja criativo e use títulos chamativos. Desse modo de largada você já se diferencia mesmo que tenha o mesmo produto à venda na concorrência. E todo mundo adora um kit porque dá a sensação de vantagem ao comprar os mesmo itens separadamente.

Seu nome dentro do Marketplace- Deve ser o mesmo da sua loja on-line ou física. Porque a tendência é o cliente pesquisar o mesmo nome fantasia da sua empresa no Google, Instagram e toda a internet para conhecer melhor a sua empresa.

Quem vende mais é quem anuncia mais- Pense cada anúncio como uma isca, se você tem vários anúncios com comunicações diferentes você pode atrair mais clientes. O famoso ser visto para ser lembrado.

Faça Upsell- Com certeza você já foi atraído pela oferta: ‘‘com mais 10,00 você leva tal coisa pelo mesmo frete’’, se funciona pra você vai convencer também o seu cliente. Claro que isso lhe exige uma esteira de produtos, uma organização interna para suprir essa demanda, mas é um gatilho mental difícil de resistir. É comprovado que essa estratégia resulte em 50% em vendas.

Por quê vender por marketplaces é vantajoso?

São muitos os benefícios em vender através de plataformas conhecidas como Mercado Livre, Shopee, MagaLu, Amazon entre outros. Vamos destacar algumas dessas vantagens:

Visibilidade – Alguns cobram uma taxa extra sobre a comissão para que seus produtos fiquem em maior evidência nas pesquisas quando procurarem sobre o seu produto. E a própria plataforma lhe deixa em evidência se você tem vendas recorrentes no período e pode até receber um selo de vendedor exclusivo. Em todos os casos, a melhor parte é a divulgação direta para venda sem precisar criar conteúdo de funil para convencer o cliente a comprar, como é necessário fazer nas redes sociais. 

Ao mesmo tempo suas fotos tem que ser realmente atrativas e perfeitas, para que seu cliente não tenha dúvidas sobre a qualidade do seu produto.

Facilidades de frete – A Shopee por ser consideravelmente nova no Brasil estudou bem os concorrentes, e a maior sacada foi que a maior parte dos abandonos de compras no carrinho é devido ao valor do frete em relação ao preço do produto. Por isso, por um bom tempo a Shopee bancou literalmente o custo do frete para garantir a venda dos afiliados. Agora já estão cobrando 18% (anteriormente era 12%) de comissão e oferecem cupons de desconto no frete ou oferecem campanhas de frete grátis para produtos com valores acima de R$20. Já no Mercado livre tem valor mínimo de R$79 por produto para sair com frete grátis ao cliente, mas este ‘‘grátis’’ sai para o afiliado (então tem que incluir isso no valor do produto para não sair do seu bolso). 

Vale analisar a melhor estratégia de vendas dentro de cada marketplace, seja para venda unitária ou kits, mas de forma que compense para você como lojista-afiliado. 

Vendas sem CNPJ – Para quem está começando e não tem como arcar com custos, incluindo a taxa mensal para ser MEI, é um excelente negócio a venda em marketplaces como Shopee e Mercado Livre. Você, como pessoa física pode ter uma loja virtual autônoma, mas ainda assim, venda como se já pagasse essas taxas para que logo você consiga regularizar sua empresa e não ser impedido de vender na internet. O mercado digital está cada vez mais expansivo e rigoroso, principalmente em relação à obrigatoriedade de emissão da nota fiscal, que só é possível para quem tem CNPJ. 

Não precisa ter loja física – Alguns marketplaces lhe permitem ser uma loja somente on-line, sem ter a exigência de uma loja física em funcionamento. Começar do zero qualquer negócio não é fácil, então trabalhar em casa e vender somente pela internet diminui e muito os custos da sua pequena empresa. 

Venda online sem ter produto –  Empresas que trabalham com revendedores como Avon, Natura e nós da Fonzaghi somos pioneiros na revenda consignada. Isto é, só paga pelo o que vender. Não existe taxa mensal para ser revendedor. 

Além de fornecer os produtos com um estoque considerável (temos mais de 2 mil produtos entre semijoias, lingerie, cosméticos e produtos eróticos), aqui na Fonzaghi fazemos todo o marketing digital para auxiliar nossas revendedoras a conquistar seus clientes. 

Desde a foto das peças produzida em modelos ou still a textos que são enviados constantemente pelo WhatsApp. 

O diferencial da Fonzaghi é que nós além de tudo isso, ainda fazemos a entrega para todo o Brasil. Isto é, as nossas consultoras digitais nem precisam sair de casa, e não tem custo por isso também. Quem paga o frete é o cliente se comprar abaixo de R$100 em Curitiba e demais localidade proporcional a região.

Quer conhecer melhor nosso método de revenda on-line? Clica aqui

A venda como afiliado em marketplace é sem dúvidas a oportunidade do momento para alavancar qualquer tipo de negócio. Tudo vai depender da sua dedicação e boa administração para cada tipo de plataforma.

Algumas compensam a venda do produto por unidade, outras compensam o kit. De qualquer modo, analise as estratégias e veja todos os nossos conteúdos para se tornar uma empreendedora de sucesso.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Deixa nos comentários que responderemos. 

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